Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
CineClube do Porto
27 juillet 2006

textos 05 - Secção Infantil


Colaborei na Secção Infantil do Cineclube do Porto. Estava eu, então, imbuída de preconceitos moralistas que pensava deveria usar em favor das criancinhas: querias-as boazinhas, metódicas, disciplinadas, atinadas. Resumindo: subservientes aos conceitos de educação e perfeição dos adultos... que já se esqueceram do que os fazia felizes quando eram crianças.

Na crónica falta de filmes para crianças, muitas vezes se valia o Cineclube das fitas de Charlot para levar a cabo as sessões. Eu discordava. Não só porque achava que nunca Charlot fora criado a pensar em crianças, mas também porque pensava que algumas das suas atitudes eram deseducativas: como bombeiro desligar o alarme do quartel para não ser incomodado enquanto jogava as cartas; como relojoeiro não consertar os relógios, antes os danificar e ainda agredir os clientes que protestavam, etc. Comecei a chamar a atenção dos miúdos para esses “erros” e, agora, à distância vejo-me a fazê-lo de um modo pretencioso.

Até que, um dia, um dos miúdos, catraio ali do bairro de Miragaia, interrompeu-me: "Ó Senhora, não seja chata! Não vê que isto é tudo fita?!"

                                                                              Eunícia Salgadinho

Publicité
Commentaires
Albums Photos
Publicité
Derniers commentaires
Archives
Publicité