Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
CineClube do Porto
20 juin 2006

Domingo 25 de Junho - AURORA

 


Aurora

gentileza de C. Ribatua

 

AURORA

de

Friedrich-Willem Murnau



sunr

 


25 de Junho de 2006

Sala Bebé do Cinema Batalha

às 10.30h e 21.45h


Uma obra-prima absoluta — um filme para ver e rever, sempre com o deslumbramento do cinema em estado nascente.

A arte de F. W. Murnau (1888-1931) é um território imenso ao qual é possível regressar sempre, num misto de deslumbramento e surpresa. Daí que importe lembrar o mais simples: a reposição do seu «Aurora» (1927), neste Outono de 2005, é muito mais do que o regresso de uma curiosidade "antiga", porventura para ser olhada como objecto de um kitsch mais ou menos datado. Nada disso: estamos perante um título chave da história de todo o cinema, um desses filmes de génio que, no período mudo, ajudaram a consolidar o cinema como linguagem específica e, ao mesmo tempo, através da sua viagem pelas mais subtis emoções humanas, impuseram o género melodramático.
História de um casal — Janet Gaynor / George O`Brien — cujo amor vai ser posto à prova pela emergência de um terceiro elemento (a "mulher da cidade" interpretada por Margaret Livingston), Aurora pode ser visto (ou revisto) como um caso modelar através do qual o cinema integrava e, sobretudo, superava a herança de duas artes: o teatro e a pintura. Murnau faz triunfar um sentido de narrativa que correspondia à singularíssima afirmação da linguagem cinematográfica. Quase oitenta anos depois, a beleza permanece.

João Lopes

apoio:
ICAM                         

Ministério da Cultura

Publicité
Commentaires
A
Mesmo sem som (versão original), é uma história actual, que conta a natureza mais primitiva do ser humano: o amor, a traição, a tentação pelo desconhecido,... o desafio de mudar o destino!<br /> <br /> Intenso, belo e apaixonante!
Albums Photos
Publicité
Derniers commentaires
Archives
Publicité