Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
CineClube do Porto
4 septembre 2008

ViMus 08

ViMus anunciar a edição 2008 do Festival Internacional de Vídeo Musical que terá lugar na Póvoa de Varzim de 4 a 7 de Setembro.

 

Após o sucesso da edição 2007, o Festival ViMus apresenta-se com imagem renovada e vontade reforçada de crescimento sustentado para ir marcando uma posição de referência nesta área particular da produção audiovisual nacional e internacional.

 

Assim, reforçando as secções competitivas e apostando na internacionalização das mesmas, o principal destaque para este ano prende-se com o início da secção Competitiva Internacional de Videodocumentários musicais. Da qual destacamos alguns títulos: "Heavy Metal in Baghdad", "Sounds of Silence", "Sonic Youth - Sleeping Nights Awake" ou "The Night James Brown Saved Boston".

 

Nos videodocumentários nacionais, e em ano de eleições em Angola, destacamos os títulos: "É Dreda Ser Angolano" ou "Kuduro – Fogo no Museke.

 

Quanto às competições de videoclipes, apresentaremos dos mais inovadores vídeos da actualidade de países como EUA, França, Inglaterra, Alemanha, Espanha, Canadá, Bélgica, Bielorrússia, Austrália, África do Sul, Suécia, Finlândia, Suiça, Holanda, etc.

 

E de grupos como Interpol, Chemical Brothers, Bjork, Bob Dylan, Feist, Gnarls Barkley, Madrugada, ou os portugueses David Fonseca, Jorge Cruz, Clã, Terrakota, Fausto, The Vicious Five, Dead Combo entre muitos, muitos outros.

 

Relativamente aos videoconcertos, sendo que a secção competitiva irá iniciar-se no próximo ano, será apresentada uma retrospectiva da mais aclamada obra de videoconcertos a nível mundial, a série "Freedom Now!" da produtora francesa La Huit Productions, através dos seguintes videoconcertos:

"Jerry Gonzalez - Latin Jazz Stories" com Los Piratas del Flamenco,

"Yohimbe Brothers" com Vernon Reid & DJ Logic,

"Raï! Raï! Raï!" com Cheikha Rabia & Bellemou.

 

Integradas nos Programas Especiais, serão apresentadas duas retrospectivas de realizadores com obra importante na área dos videoclipes, o português Rui de Brito e o francês Edouard Salier.

 

O júri será composto pelo realizador Rui de Brito, pela jornalista do "Público", Inês Nadais e pelo realizador/produtor francês Stéphane Jourdain (um dos produtores da retrospectiva "Freedom Now"), que entregarão os seguintes prémios:

 

Para Videoclipes Nacionais e Internacionais – melhor videoclipe, melhor videoclipe performativo, melhor fotografia, melhor animação e melhor ficção.

Para Videodocumentários Nacionais e Internacionais – melhor videodocumentário.

 

A destacar ainda que de um videoclipe da competição nacional, o canal MTV Portugal irá seleccionar 1 para ter especial destaque no Programa "Brand:New" deste prestigiado canal.

 

Ao vencedor do prémio "ViMus 08 / Fotograma-RTPN" para Melhor Videodocumentário Nacional será dada especial atenção no programa "Fotograma", na RTPN.


Publicité
Commentaires
Albums Photos
Publicité
Derniers commentaires
Archives
Publicité