Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
CineClube do Porto
23 mai 2008

Até ao Tecto do Mundo

Cinema: Primeira longa-metragem de animação produzida em Portugal conquista 2º lugar em festival do Canadá

 

 

Lisboa, 19 Mai (Lusa) - O primeiro filme português de longa-metragem de animação, intitulado "Até ao Tecto do Mundo", recebeu o segundo prémio no Festival Bridge Fest, em Vancouver, no Canadá, anunciaram hoje os produtores da obra cinematográfica.

    O filme, realizado por Carlos Silva, Costa Valente e Vítor Lopes e produzido no estúdio de animação de Avanca, Aveiro, tinha sido nomeado para a competição internacional daquele festival entre 16 finalistas provenientes dos Estados Unidos, Canadá, África do Sul, Reino Unido e Nova Zelândia, de acordo com um comunicado do Cine-Clube de Avanca.

    A obra foi exibida na passada quinta-feira no Festival de Cannes, em França, e ficou em sexto lugar no certame norte-americano "Twin Rivers Media Festival" de Asheville, no estado da Carolina do Norte.

   

Além de ser o primeiro filme de animação realizado integralmente em Portugal, "Até ao Tecto do Mundo" foi também a primeira obra produzida no mundo com uma nova tecnologia de animação vectorial 2D, utilizando estruturas de animação com um contexto tecnológico de produção que foi objecto de investigação no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, ainda segundo o comunicado.

    Em Junho, "Até ao Tecto do Mundo" integrará a selecção do Panorama do 48º Festival de Cinema para a Infância e Juventude de Zlín, na República Checa, e a competição oficial do Festival Iraniano de Cinema para a Infância e Juventude da cidade de Hamedan.

    A banda sonora do filme de animação é da autoria do maestro António Vitorino d'Almeida.

    Produzido com o apoio financeiro do ICA / Ministério da Cultura, da RTP e com participações diversas, nomeadamente do Instituto da Juventude, o filme mobilizou grande parte dos profissionais da animação portuguesa do norte do país, de acordo com a nota do Cine-Clube de Avanca.

    AMN.

    Lusa/fim

Publicité
Commentaires
Albums Photos
Publicité
Derniers commentaires
Archives
Publicité