Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
CineClube do Porto
18 mai 2008

Festival de Cinema da Covilhã cancelado


Falta de homologação de uma verba de 18 mil euros comprometeu definitivamente a realização do evento este ano

O FESTIVAL de Cinema da Covilhã não vai decorrer este ano. O JF soube que o evento promovido pelo INATEL foi inviabilizado devido a um problema, para já, irresolúvel com a homologação da verba que garantiria a realização do festival. Cai, assim, por terra um evento que reunia na Covilhã alguns dos melhores filmes do panorama cinematográfico europeu. Apesar de tudo, a continuidade do festival nos próximos anos parece não estar comprometida.

Ouvido pela RJF, Luís Cassapo, coordenador cultural do INATEL, explicou que "apesar da verba estar autorizada superiormente e estar consignada em orçamento, nós vemo-nos obrigados, de acordo com regras da casa, a fazer o pedido de homologação da verba. Essa homologação da verba foi pedida em Janeiro e até hoje [n.r: terça-feira, dia 13] a verba não foi homologada". Em virtude deste contratempo, diz Luís Cassapo, "anulamos o festival".

O coordenador cultural do INATEL disse ainda não esperar "de forma nenhuma" a forma como este processo culminou. Até porque "no ano passado, o senhor presidente do INATEL autorizou a verba em cinco dias e este ano ele entendeu passar o assunto para o senhor vice-presidente" e uma vez que a verba não foi homologada, "nós tivemos que anular o festival", porque, diz, "nós não podemos fazer as coisas com o nosso próprio dinheiro".

Luís Cassapo assume ainda que "nós tínhamos a máquina toda preparada para, a partir do momento que que houvesse luz verde para fazer o festival, as coisas se fizessem a tempo e a horas e com a dignidade que o festival merece". Esta é a segunda vez que o festival de cinema é suspenso. No próximo ano, diz Luís Cassapo, o cenário não será este: "vamos aparecer com mais força, com mais vontade e com mais dinamismo", garante.

O orçamento cuja homologação era solicitada era de 18 mil euros. A este valor juntar-se-iam parcerias com várias entidades para alcançar cerca de 30 mil euros, o custo total do festival.


Publicado por
Jornal do Fundão - secção Covilhã


Publicité
Commentaires
Albums Photos
Publicité
Derniers commentaires
Archives
Publicité