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CineClube do Porto
16 mai 2008

16. MAIO. 08

Cineclube do Porto

 

16. MAIO. 08 | CHÃ das EIRAS   rua chã   127   |  21.30h

 

apresenta



testamento_invltr

Testamento Involuntário

um filme de Pedro Pena

 

                Encaro este filme com uma grande maturidade. O espírito é um devir cósmico e transcendente que se espelha nos meus filmes.

                Tento comunicar a minha vida infernal que é a grande metafísica alemã, pois é de per si só um labirinto.

                O actor é um filósofo só, na luz, apenas ajudado minimalmente no Iluminismo e no Barroco, com a mulher ausente.

O filme é constituído por duas partes, dividido em duas cenas. A luz do jardim Botânico, e a fábrica abandonada da Afurada.

                Há uma extensão e uma distinção da técnica, na câmara ao ombro, olhar subjectivo no jardim Botânico, e a câmara objectiva sempre com grandes planos em tripé na fábrica abandonada da Afurada. A lente utilizada é a de 50mm, para não modificar o cenário com a óptica.

                Só deixo que o actor se aproxime da câmara quando o filme está no seu clímax. Deita-se exausto, e na segunda parte do filme, levanta-se e sai do plateau.

                Em contracena, a música de Bach no jardim Botânico, e o som do vento e do mar na fábrica abandonada da Afurada.

                A primeira parte é antes de D. Sebastião, Lux in Tenebris, e a segunda parte, depois de D. Sebastião, Tenebris in Lux.

                A montagem matemática do filme, sem diálogos, anti socrático, dá-nos a visão de um filósofo que se remete ao silêncio, por não conseguir, nem ter a mulher, nem conseguir contactar com o mundo em que a história e o destino é mais importante do que o filósofo. Este silêncio, é a alma em potência que aparece no filme, a ser observado pelo espectador, sem ter mais do que uma performance de um esteta. (...)

 

Pedro Pena

Porto, Fevereiro de 2008

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