Canalblog
Editer l'article Suivre ce blog Administration + Créer mon blog
Publicité
CineClube do Porto
22 novembre 2007

Mulheres Traídas II

Filmes, livros e música na vida de uma queijeira
Por amor à escrita

A proprietária da Queijaria Amaral, a mais antiga do Porto, apresenta já amanhã a sua 11ª. produção audiovisual. «Mulheres Traídas», uma história baseada numa confissão de uma cliente, é diferente de todos os outros filmes.

Diana Campos Ferreira - publicado no O Primeiro de Janeiro

Maria José Silva é vendedora de queijos, cantora popular, escritora e ainda cineasta. Já amanhã apresenta ao público, às 17h00, na Sala Bebé do Cinema Batalha a sua última produção audiovisual: «Mulheres Traídas». Entre queijos da Serra da Estrela, chouriços, presuntos, pão de Mirandela e vinhos, Maria José confessa-se uma amante pela escrita. Além dos guiões para os seus filmes, compõe ainda letras de músicas, com as quais já gravou cinco CD's e escreve livros.
Por ser uma personagem multifacetada, para além de tudo isto, ainda desempenha o papel de actriz em todos os seus filmes, à excepção deste último. "Como a história do filme é muito feia e o tema não é do meu agrado, desta vez nem quis fazer parte", contou ao JANEIRO. Com 70 anos, Maria José, proprietária da ancestral queijaria na Praça dos Poveiros, é a alegria e determinação em pessoa. Para além do dom de saber lidar com os clientes, esta autodidacta destaca-se pela destreza em redigir frases e rimas que exprimem aquilo que lhe vai na alma. Apelidada de "humorista à moda antiga", no seu jeito popular e extrovertido vai desfiando as belezas mas também as injustiças da vida dos clientes que passam pelo seu balcão, resultando na concretização de 11 filmes, que além de totalmente produzidos foram ainda por si custeados. Todo este trabalho de vários anos e os dotes já lhe valeram 83 reportagens só na televisão, e muitas outras nas rádios e nos jornais, factor que relata com orgulho. "Tenho prazer em divulgar aquilo que sinto e acho um dever cívico transmitir aos outros aquilo que temos dentro de nós, para que cresça o amor, a bondade e o entendimento, tudo para o bem da humanidade", disse.

Mulher das letras e do povo
O gosto pela escrita surgiu bem cedo na sua vida e foi sempre uma constante no dia-a-dia. Contudo, só quando foi para Lisboa, aos 27 anos, é que começou a encarar este gosto como "algo mais sério". O primeiro guião que escreveu resultou no filme «Os Velhos não são Trapos» e depois deste, os outros foram sempre surgindo instintivamente. As histórias variam, mas têm três aspectos em comum. O facto de todas serem baseadas em factos reais, de resultarem do convívio com os seus fregueses (entendendo-se como psicóloga deles) e de acabarem todos em casamento, à excepção deste último. "Fala igualmente de amor, mas baseia-se no reverso, a traição", e cuja moral da história nos remete para o antigo provérbio: "o crime não compensa". Este é um desafio na sua carreira da sétima arte, visto que, habitualmente, os seus guiões tendem sempre para ser algo romanceados e com um enredo semelhante às telenovelas. Apesar do peso da idade que já carrega, esta mulher multifacetada promete outro filme para breve: «A mãe que sempre sonhei».

--------------------

Curiosidades
Mulher dos 7 ofícios
O filme que Maria José Silva dá amanhã a conhecer ao público no Cinema Batalha foi já apresentado no festival DOC Lisboa, a 24 de Outubro com um «Making-off Mulheres Traídas» da autoria de Miguel Marques, que a apoia em alguns aspectos técnicos. Este filme que é nada mais do que uma história de infidelidades contada na voz feminina, tem a duração de 38 minutos e Maria José, para além de realizadora, produtora e a responsável pela banda sonora é ainda a responsável pelo guarda-roupa, pela direcção dos autores e pela composição dos cenários. Mesmo com toda a euforia e entusiasmo que a contemplam hoje e que partilha com qualquer cliente que entra na queijaria, dizendo "no sábado tem de ir ver o meu filme novo", Maria José afirma que este é o filme que "menos gosta" de todo o seu espólio.

Publicité
Commentaires
Albums Photos
Publicité
Derniers commentaires
Archives
Publicité